sexta-feira, 9 de março de 2012

Belcanto

O novo ano trouxe-nos este fantástico restaurante de volta. E na minha opinião que fantástica "volta"!
Desde este mesmo início de ano que andava a choramingar para ir lá, houve um menino que ouviu a choradeira e resolveu levar-me ao Belcanto.

O espaço está absolutamente fantástico, é um restaurante emblemático da cidade mas mesmo esquecendo essa parte, é um restaurante em que a partir do momento em que se bate na maçaneta da porta é-se envolvido... somos verdadeiramente acolhidos pelo restaurante. Pelo espaço, pelo ambiente, pelo serviço.
E depois.... depois vem o nosso melhor. O nosso "tão" melhor português José Avillez.

Ainda ontem comentava-mos isso, adoro não só todo o seu trabalho e percurso técnico, mas sobretudo todo o empreendorismo dos seus projectos, todo o conjunto dos seus tão diferentes projectos e da coerência de cada um desses mesmos projectos e a sua globalidade.
Já há meses que faço publicidade ao seu Cantinho do Avillez, acho toda a sua carta verdadeiramente genial, aqui no Belcanto ruma à sua outra valência. À sua tão completa criatividade e aplicação da gastronomia molecular re-inventando o que de mais e melhor temos na nossa cozinha, na tão nossa gastronomia portuguesa.
Todo o caminho que nos propõe até chegarmos aos pratos que escolhemos é verdadeiramente genial: o trio de azeitonas, o isto não é o que parece e os ovos mexidos com farinheira. Um trabalho de criação excelente mesmo.
Ontem as escolhas caíram no bife à Belcanto e na açorda de bacalhau com ovos BT.... A sobremesa..... avelã e chocolate (tenho rapidamente de voltar ao avelã3 do cantinho).
Mesmo no final, a caixa com os petit fours é fantástica! A carta de chás é completíssima...

Não sei se para todo este sucesso do José Avillez não foi determinante a companhia do já acima referido menino. Ontem o Belcanto só brilhou mesmo por isso... Tenho a certeza que sim... Jantar absolutamente fantástico na melhor companhia do universo.

Sem comentários:

Enviar um comentário