segunda-feira, 11 de março de 2013

Exposições....

Consegui ver todas as exposições que queria menos uma.... Mas foram: caçadores de tendências espanholas (no palácio Cibeles), impressionismo, a mulher e o quotidiano, jogo de interiores (estas 3 ultimas no e thyssen-bornemisza), a coleccao fixa da CaixaForum (mesmo ao lado do meu hotel), uma exposição absolutamente fantástica sobre o legado da casa Alba. Pela primeira vez saíram peças do espólio da casa de Liria.
Mais uma vez, Goya está em todo o lado, em 1795 e 1804 pintou a duquesa de Alba. Quadros Rembrandt, Renoir e Chagall, uma caixa russa de jade (caixa imperial) de Fabergé e uma caixa de pó da cartier (private) de 1920 ouro amarelo e ouro negro diamantes e esmeraldas.


Da exposição fixa do Prado, se pudesse trazer um de Velázquez, era o quadro la adoracion de los reyes magos. Depois gosto particularmente do Auto de fé em la plaza mayor de Madrid de Francisco Rizi, adoro o painel nas escadas antes da sala das ninas de José de ribera sobre ixion, (eu e as naturezas mortas) as naturezas mortas de Luis Meléndez. Alguns segredos do Prado é a sala depois do Meléndez, chamada bocetos y pinturas de gabinete e o painel que esta nas escadas do primeiro piso em frente aos elevadores de Bartolomeu Strobl com la degollacion de san juan bautista.


Claro que fui rever o rainha sofia.... Vi-o em três tempos, nao adoro o museu... Vale (pouco na minha opinião) o guernica do Picasso (de quem nao sou de todo fã e muito menos de cubismo), o único quadro que vale de Picasso (para mim, que sou uma pessoa que apartir do século XXIII... poucos me encantam) é o women in blue de 1973 (óleo sobre tela). Há um conjunto de fotos de touros de 53 de Alfonso girissimas, nada mais... Havia uma exposicao de Cristina iglesias muito marada!!
Tenho um sem fim de galerias novas que visitei!!! Venho de barriga cheia!!!!












































Sem comentários:

Enviar um comentário